Academia Portuguesa de Neuroarquitetura
A Academia Portuguesa de Neuroarquitetura é uma instituição pioneira que une os campos da arquitetura e das ciências cognitivas, com o objetivo de explorar como os ambientes construídos influenciam o comportamento, as emoções e o bem-estar humanos.
Com base na pesquisa científica e na inovação, a Academia promove o diálogo entre profissionais e pesquisadores, incentivando a criação de espaços que atendam às necessidades físicas, psicológicas, sociais e emocionais das pessoas.
Seu foco principal é disseminar conhecimento que combine ciências cognitivas e humanas com design, arquitetura e planejamento urbano, aprofundando a compreensão de como o ambiente construído afeta a saúde e o comportamento das pessoas. Por meio desse conhecimento, são desenvolvidas estratégias de design que promovam uma melhor qualidade de vida.
Nas últimas duas décadas, a neurociência avançou significativamente, especialmente na forma como compreendemos a relação entre humanos e espaços habitados. Edifícios, bairros e cidades influenciam diretamente nossa saúde mental, física e social. Esse impacto, antes percebido intuitivamente, agora é objeto de estudo aprofundado em diversas disciplinas científicas.
A neuroarquitetura explora como os ambientes moldam nossas emoções, comportamentos e engajamento social.
O uso de tecnologias avançadas, como biossensores, revolucionou esse campo. Ferramentas como EEG, fMRI, rastreamento ocular, leitores faciais, GSR, termografia infravermelha e sensores de movimento e respiração nos permitem mensurar de forma objetiva e quantitativa o impacto dos ambientes nas emoções, na saúde e no comportamento dos usuários.
A colaboração entre cientistas e profissionais de design, arquitetura e planejamento urbano está abrindo uma nova fronteira do conhecimento, redefinindo o papel dos designers na criação de ambientes que contribuem para o bem-estar humano. Com essa evolução, a arquitetura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de espaços que melhoram a qualidade de vida.
A neuroarquitetura explora como os ambientes moldam nossas emoções, comportamentos e engajamento social.


A nossa missão
é inovar e transformar
Levamos o conceito de Neuroarquitetura para a educação, saúde, política, turismo e habitação.
Consideramos a Neuroarquitetura uma questão de saúde pública e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que seja reconhecida como tal.
Promovemos o bem-estar e a produtividade transformando o máximo de espaços possível* para melhorar a vida das pessoas de forma holística.
*Espaços públicos e privados (bairros, escolas, prisões, hospitais, empresas, residências).
Inovação para a excelência
Credibilidade
Garantir que todas as iniciativas são baseadas em evidências científicas.
Inclusão
Criar espaços que sejam acessíveis e acolhedores para todos.
Bem-estar
Foco em soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas, individual e coletivamente.











